quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Escola Municipal Chico Mendes

Um povo consciente de sua força e importância para a história, tem no conhecimento desta a base de sua identidade cultural. Em vista disto, trazemos um pouco da história da Escola Municipal Chico Mendes. Através deste conhecimento, poderemos fortalecer nossa indentidade seja qual for a relação que mantemos com a instituição (alunos, funcionários, pais, comunidade). Como a escola não existe por si só, inniciemos pela história da comunidade.
A comunidade de Nova Divinéa
 

Surgiu na década de 70 em um terreno de lama preta, lagoa e mato que a população foi aterrando com barro.Conta-se que na época pessoas mascaradas vinham expulsar os moradores. Como na época passava a novela Fogo Sobre Terra, onde uma cidade chamada Nova Divinéia sofria um incêndio, a comunidade acabou por assumir esse nome

O surgimento da Escola



A Escola Municipal Chico Mendes surgiu apartir do antigo centro de atividades Nova Divinéa, que iniciou suas atividades cerca de 26 anos atrás e desenvolvia um trabalho voltado para as mães da comunidade como aula de culinária, confeitaria, tapeçaria corte e costura e cabeleireiro.
Já em 1985 após muita luta junto ao governo municipal da época, chegou-se a conquista da Escola Centro de Atividades Nova Divinéa funcionando com três turmas de 1ª série, totalizando 104 estudantes.
Em 22 de dezembro de 1994 a Escola Municipal Chico Mendes foi registrada e recebeu este nome em homenagem ao seringueiro/ ecologista Francisco Alves Mendes Filho (1945-1988).  O nome foi definido, segundo entrevista com Anneilte Oliveria,  em uma reunião da Prefeitura (representada por Gilvan Sá Barreto) e a Diretora Cícera, que sugeriu o nome do seringueiro para patrono.
O Patrono

 

Acreano, nascido no seringal Porto Rico, em Xapurí, se tornou seringueiro ainda criança, acompanhando seu pai.

Sua vida de líder sindical inicia com a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, em 1975, participa ativamente das lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos

Em outubro de 1985, lidera o 1o Encontro Nacional dos Seringueiros, quando é criado o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), do qual torna-se a principal referência. A partir de então, a luta dos seringueiros, sob a liderança de Chico Mendes, começa a ganhar repercussão nacional e internacional. Chico Mendes começa a receber vários prêmios e reconhecimentos, nacionais e internacionais, como uma das pessoas que mais se destacaram naquele ano em defesa da ecologia, como por exemplo o prêmio "Global 500", oferecido pela própria ONU

Durante o ano de 1988, Chico Mendes, cada vez mais ameaçado e perseguido, principalmente por ações organizadas pelos latifundiários da região.
Em 22 de dezembro de 1988, Chico Mendes é assassinado na porta de sua casa. Chico era casado com lIzamar Mendes e deixa dois filhos, Sandino, de 2 anos, e Elenira, 4.

A Tecpel

 


Em 2004/2005 a escola recebe a  visita de uma equipe representando a TECPEL Comércio e Indústria LTDA, localizada a Rodovia BR 101 Sul km 80.2 em Prazeres que desenvolve um projeto de adoção de uma escola pública municipal. E dentre quatro escolas visitadas, a Escola Municipal Chico Mendes foi escolhida para ajuda através do fornecimento de material escolar, manutenção e melhoria da estrutura física, além de apoio em projetos didáticos desenvolvidos na escola.

O que podemos perceber nessa história?

A luta dos moradores, desde a constituição da comunidade por um lugar melhor, com saúde, saneamento e educação. Foi nesse espaço de luta e trabalho que a escola Chico Mendes cresceu dentro da comunidade e se tornou referência de boa educação, tanto pelo trabalho da comunidade, como pela administração do poder público na pessoa dos gestores escolares. Trabalho esse que foi reconhecido na ocasião de escolha por parte da empresa TECPEL para seu trabalho social junto à comunidade.

Qual o nosso papel daqui pra frente?

 Zelar pela estrutura física da escola e por seus funcionários, bem como empenho nas atividades de ensino-aprendizagem, com o intuito de continuar a construir uma escola de qualidade, buscando uma educação pública de qualidade.

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